quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pós-eleitoral cronograma: Se há um parlamento dividido

Por Margaret Ryan
Notícia da BBC

Se nenhum partido ganha uma maioria absoluta na noite da eleição, que acontece a seguir? Gordon Brown faz as malas e deixar n º 10, se houver MPs mais conservadores do que os deputados do Trabalho? Aqui está um guia de como as coisas iriam jogar fora se houver um parlamento dividido.
Que acontece se um partido ganha A MAIORIA
Deve ficar claro pela manhã na sexta-feira 07 de maio se nenhum partido obteve uma maioria de deputados no novo Parlamento. Se esta parte estava a ser os conservadores Gordon Brown seria de esperar a admitir em um telefonema de David Cameron, viajar para o Palácio de demissão e sair do número 10. O Sr. Cameron iria viajar para o Palácio da Rainha, onde iria convidá-lo a formar um governo, ele teria então chefe de Downing Street e ir diretamente a trabalhar na sexta-feira à tarde como o primeiro-ministro do Reino Unido.
O que acontece na sexta-feira 07 de maio Se ninguém obtiver
Existem vários cenários e possíveis resultados e algumas regras duras e rápidas, como o que vai acontecer se nenhum partido MPs bastante - 325 - para garantir que eles podem ganhar votos, mesmo que todos os outros deputados no Parlamento votar contra eles. Mas a visão de especialistas em direito constitucional, e precedentes do passado é que se este for o caso, Gordon Brown, como o então primeiro-ministro, terá o direito de ficar e tentar formar um governo. Isto é, mesmo os conservadores têm a maioria dos lugares. Ele não tem que ir até é óbvio que ele não merecer a confiança do Parlamento - o que significaria ser derrotado na votação da Queen's Speech, ou, se ele sobreviveu a uma moção de não confiança no subseqüente Commons. Mas, exatamente como os eventos se desdobram só pode ser especulação, nesta fase, diz a Dra. Ruth Fox, diretor do Parlamento da Sociedade Hansard e programa de governo.
Semanas de negociatas a seguir?
Não há prazo formal para que o governo deve ser formado, mas o momento chave será Discurso da Rainha em 25 de Maio. A preparação para isso é provável que assistamos a uma rodada de negociações entre as partes para ver quem consegue a confiança na Câmara dos Comuns. "Eu não acho que podemos ir concebível de 6 maio - 25 maio, com pessoas sem idéia do que vai acontecer," diz a Senhora Fox. Em vez disso, ela acredita que seria evidente dentro de dias se houver a possibilidade de um acordo entre as partes. "Isso vai determinar o rumo do governo", diz ela. Mas os mais pequenos detalhes da política poderia ser trabalhado posteriormente. Um partido sem maioria absoluta pode permanecer no poder, forjando uma aliança com outro partido para criar um governo de coalizão. Ou pode-se formar um governo minoritário, sem acordos formais com outros partidos e, em vez de tentar formar maiorias em favor de cada projeto individual, uma vez que vem à tona.
Professor Robert Hazell do Instituto de Governo, em um parlamento tremido.
Se a matemática significa Trabalho e Lib Dem MPs combinada total de mais de 325 Brown pode iniciar conversações com Lib Dem líder Nick Clegg, para ver se há uma "base para um acordo". David Cameron pode decidiu fazer o mesmo. Professor Robert Hazell, do Instituto de Governo, diz que se os Dems do liberal manter o equilíbrio de poder que se traduziria em definir os termos da negociação entre as partes nestes primeiros dias. "Eles vão decidir com quem quer negociar em primeiro lugar. Eles podem querer negociar com os dois principais partidos, simultaneamente, se ambos possuem um número aproximadamente igual de lugares." E os Dems do liberal também será capaz de amplamente chamar a tiros em dizer se eles estão a negociar sobre o apoio de um governo minoritário ou se, como parte de seus mandatos, eles querem um governo de coalizão. "Tudo o que vai cair sobre os números da nova Câmara dos Comuns." Ele diz que o público está sendo utilizado para as eleições em mais de um dia ou dois, mas o seu melhor palpite é que, em um Parlamento dividido, as negociações para formar um governo pode levar entre uma semana a 10 dias. E dependendo da matemática - se dizer que os conservadores são apenas poucos deputados da maioria - eles podem ser capazes de fazer um acordo com deputados de outros partidos ao invés de os Dems do liberal ou do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário